Romanos 8:4‭-‬5

a fim de que a exigência da lei se cumprisse em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.  Os que vivem segundo a carne se inclinam para as coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito se inclinam para as coisas do Espírito.
Romanos 8:4‭-‬5
É aterrorizante quando tomamos conta do pecado, mais ainda quando percebemos em nós a ação da carne, em uma olhada, em um pensamento, em um tom resposta, na força do sentimento, na falta de preocupação, no descontrole, na insensibilidade. Tão terrível quando notamos desejos, vontades que nem sempre é a realidade do coração de Deus. Mas Deus nos derramou graça através de seu filho, qual nos enviou o Espírito Santo, para que assim possamos viver através dele com o auxílio do Espírito Santo. As demandas da lei foi no decorrer da história foram evidenciando que por nossa força, pelo nosso braço, pela carne, a lei nunca será cumprida. Mas através do Amor grandíssimo, Cristo nos mostrou, também nos deu a senha para assim vivêssemos. Mas também nos dá o entendimento para entender que, nosso sentimento, se errado, nosso olhar, se errado, nosso reagir, se errado, nosso agir, se errado, nosso pensar, se errado, nosso sorrir, pelo motivo errado... Ou seja, quando notamos, e notar significa, meditar e chegar a uma conclusão, mas para chegar a uma conclusão precisa ter algo absoluto como a base de verdade para comparação entre certo e errado, então percebemos que podemos estar inclinados para o lado contrário ao espírito. Mesmo salvos, no processo de santificação, podemos ainda ter muitos traços herdados do passado. O sangue de Cristo é suficiente para a salvação, o batismo o anúncio público, a piedade, o Amor, a fé, o arrependimento, a compaixão, a empatia podem evidenciar nossa salvação, essas e muito mais outras evidências, conjuntas ou individuais, nos dão pistas.
Um cuidado especial devemos ter, para com Deus, do temor a grandeza de seu Amor, meditar no nosso comportamento, na nossa profundidade com Cristo, deve ser diariamente colocada em pauta, pois a partir do momento que achamos estar suficientes em Cristo, podemos imediatamente cair, e isto, só evidencia inclinação da carne.
Se vivemos pela carne, oremos até vivermos pelo espírito, e mesmo por um momento insensato, salvo, continuaremos salvo e o processo de santificação continuará, pois é pelas graça de Deus, não por nosso mérito, é pelo Amor de Cristo, não por nosso amor, é pelo Espírito que vivemos e não pela carne.

Comentários

Postagens mais visitadas